Qual é a importância do marketing imobiliário para encontrar o cliente ideal?

20 de outubro de 2021

Um detalhe que ajuda muito o setor de imóveis a fortalecer a sua marca e criar conexões com o cliente, é ser mais estratégico na hora de fazer a divulgação do seu negócio. E, caso você ainda não saiba a importância do marketing imobiliário para alcançar mais clientes, está deixando dinheiro na mesa.

É preciso observar que, com o passar dos anos, o comportamento do consumidor mudou bastante. Antes, se ele queria comprar um imóvel, procurava um corretor. Mas, hoje, é diferente. Essa mesma pessoa, agora, pesquisa no Google, no YouTube e nas redes sociais.

Por esse motivo, então, você precisa de diferentes estratégias de marketing para ser encontrado pelos seus futuros clientes.

O que é o marketing imobiliário e qual o seu papel no processo de negociação?

Primeiro é necessário entender que o marketing imobiliário é a área que trata de criar estratégias para alinhar os produtos, no caso os imóveis, à jornada de compra dos clientes, sendo o seu papel fundamental ajudá-los a trilhar esse caminho através de amizade e relacionamento duradouro.

Tenha uma estratégia de marketing para vender mais

Entendido o significado de marketing imobiliário, é hora de pensar em criar uma estratégia que converse com a necessidade dos clientes, uma vez que a decisão de compra é fortemente influenciada pela percepção que o cliente tem de que o imóvel atende a todas as suas expectativas.

Assim, considere os seguintes pontos sobre o perfil do comprador:

  • Estado civil;
  • Quantidade de filhos, caso os tenha;
  • Gosto por pets;
  • Se o cliente for sênior.

Como cada um desses perfis tem vontades específicas para a aquisição do seu novo lar, a estratégia deve se alinhar à linguagem deles para aumentar a capacidade de interação com o corretor de imóveis.

O importante é que, com esse relacionamento, ele fique mais disposto a concluir a negociação. Veja a seguir o que fazer para aumentar as suas oportunidades de negócio.

O foco do marketing está na jornada do comprador

Após definir o perfil dos seus clientes, você precisa compreender as várias maneiras de chegar até ele. E esse encontro pode acontecer através das redes sociais, do Google e dos canais no YouTube. Além dos estandes de vendas ou dos portais imobiliários. Diante disso, o que importa de fato é observar a jornada do comprador.

Use o Facebook e o Instagram para o início da jornada de compra

Toda vez que uma empresa usa as redes sociais para divulgar os seus produtos ou os seus serviços, ela deve lembrar que as pessoas estão ali para se distrair e não para comprar. Portanto, a comunicação dos anúncios tem o objetivo de despertar a curiosidade delas para a sua proposta. Esse cuidado é fundamental para aumentar a captação de novos leads.

Invista em anúncios no Google

Muitas pessoas consideram que anunciar no Google é muito mais caro que no Facebook e no Instagram, por exemplo. E de fato é, no entanto, observe que neste caso você vai investir em uma palavra-chave.

Nesse contexto, você está buscando o cliente disposto a comprar um imóvel. Assim, uma pessoa que digita no buscador “apartamentos à venda em São Paulo” está realmente interessada nesta informação.

Esse é basicamente o diferencial dos custos com anúncios no Facebook e no Google. No primeiro, o cliente deve entrar no funil de vendas para então ser conduzido pela jornada de compra. No segundo, ele já está em um estágio mais avançado do funil de vendas e pode estar apenas pesquisando com quem comprar.

Divulgando pelos portais imobiliários

Outra maneira de divulgar que funciona muito bem para imóveis prontos é por meio dos portais imobiliários. Esse modo de divulgação converte mais porque, neste caso, o comprador está muito interessado em encontrar um imóvel.

Daí, a sua comunicação deve ser de fechamento, tratar apenas aquelas questões mais relevantes para tranquilizar o cliente quanto à sua decisão.

Mais conversão nos estandes de vendas

Quando um cliente vai até um estande de vendas de imóveis, é provável que ele já tenha pesquisado sobre o imóvel. Por isso, o corretor, antes de iniciar a apresentação, deve perguntar o que a pessoa já conhece sobre o empreendimento.

Esse ponto é importante porque quem vai até lá é porque está decidido a fechar o negócio. O interessante aqui é aproveitar o conhecimento prévio do cliente para tirar dúvidas que o conduzam à conclusão do negócio.

Você deve ter percebido então que o marketing imobiliário é importante para construir uma comunicação mais assertiva com o cliente e direcioná-lo, para que aumente as suas oportunidades de negócio, assim como o melhor direcionamento dos recursos financeiros da empresa.

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