Principais estratégias de marketing para uma campanha de sucesso

17 de novembro de 2021

Para cada empresa existem estratégias de marketing que podem ser empregadas das mais diferentes formas para alcançar seus resultados.

Assim, é preciso entender que, de certo modo, não existe uma fórmula mágica que funciona de maneira plena, pois ela varia conforme o objetivo e o perfil do público/marca.

Entretanto, independentemente da área, existem estratégias de marketing e primeiros passos que podem ser implementadas de maneira adequada, fazendo com que uma campanha publicitária tome um rumo de sucesso, elevando a marca para reconhecimento no mercado consumidor de maneira eficaz.

Tudo depende de um planejamento adequado, uma campanha que envolve diferentes ferramentas de divulgação e, muito importante, que envolva as novas tecnologias disponíveis para alcançar o maior número possível de pessoas.

Vale lembrar que a internet revolucionou o modo como a sociedade se comunica e, não por acaso, transformou os hábitos de consumo, de forma magnífica e assustadora.

Magnífica porque muitas pessoas que não tinham acesso a determinados produtos passaram a utilizar canais de e-commerce e lojas virtuais para aquisição dos mais variados bens de consumo.

Já o “assustador” ocorre porque muitas empresas que não estavam preparadas passaram a encarar um novo mundo comercial, em que o atendimento e a logística passaram a integrar a realidade de uma forma nunca vista anteriormente e precisaram se adequar a esses cenários rapidamente.

Presença nos sites de busca se torna obrigatório

Uma boa campanha demanda a aplicação de estratégias de marketing visa se comunicar com os consumidores de forma natural.

Do mesmo modo, a necessidade de aquisição de algum objeto, ou um serviço específico, se torna primordial quando é apresentado de maneira correta.

Para isso, as empresas devem estar presentes em diferentes formatos no mundo da publicidade, tanto no tradicional quanto no moderno. Por isso é válido aproveitar todas as ferramentas de divulgação, como:

  • Banners digitais;
  • Busdoor e outdoor;
  • Portais de notícias, jornais e revistas;
  • Postagens patrocinadas;
  • Rádio e TV;

Essa confluência entre as mídias físicas e as digitais obrigam as empresas a estarem presentes em diferentes formatos.

Do mesmo modo, pode ser necessário compreender como anunciar no Google Ads para ter destaque quando uma pessoa faz uma pesquisa específica sobre determinado produto.

Se o empreendimento comercializa tal bem de consumo, ele pode disponibilizar um link direto para a compra, reduzindo de forma significativa a jornada de compra.

No final, consegue-se garantir uma experiência do usuário que seja satisfatória e com possibilidade de retorno.

Comunicação utiliza ferramentas digitais variadas

A campanha de Marketing Digital pode explorar diversos ambientes e plataformas no mundo virtual.

Os banners digitais podem ser empregados em portais de notícias, em sites parceiros, em marketplaces e até mesmo aplicativos personalizados, desenvolvidos para facilitar o acesso do consumidor na loja virtual.

Restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos que trabalham com cardápios, por exemplo, podem explorar o marketing digital em plataformas diversas que permitem a compra por meio de alguns cliques e informações básicas, como endereço de entrega e forma de pagamento.

Mesmo nessa realidade tão abrangente que se abre no mundo virtual, a criatividade deve estar presente e surpreender usuários de maneira significativa.

Sendo assim, mais e mais pessoas podem acessar os produtos e serviços de maneira pontual e com propriedade.

Redes sociais dominam ambiente virtual

A proposta inicial das redes sociais era reunir amigos e familiares em um ambiente virtual, em que o compartilhamento de informações, fotografias e mensagens era o básico e, até então, o suficiente.

Contudo, com a invasão do e-commerce e as mudanças de hábitos dos consumidores, esse espaço antes dedicado à amizade e à família se tornou algo a mais, de forma inevitável e sem retorno presumido.

Grandes corporações passaram a entender como funciona o Facebook Ads, e mesmo as pequenas empresas passaram a ocupar o devido espaço, para que a propaganda possa alcançar nichos próprios de consumidores que se identificam com determinadas marcas, possibilitando novas e vantajosas oportunidades de negócio.

Dessa forma, é preciso contar com um planejamento estratégico adequado ao que se pode ser publicado como postagem com características próprias do marketing, da marca e de seu objetivo.

Exposição em imagens atrai clientes diversos

Entretanto, as redes sociais possuem peculiaridades e particularidades que atendem a públicos distintos.

Por isso é necessário fazer um planejamento adequado para que a presença de uma marca esteja ao alcance dos consumidores que realmente interessam receber a publicidade.

No caso de produtos que podem ser valorizados por meio de imagens, sejam estáticas ou pequenos vídeos, o Instagram Ads é a rede social mais adequada. A linguagem aplicada também  pode variar de acordo com o público-alvo.

Sendo assim, as empresas devem adotar estratégias de marketing que atendem a um público segmentado, em conformidade com o que está sendo oferecido e estipular a melhor forma de garantir que todos encontrem o que estão procurando.

Com a aplicação de uma estratégia adequada, toda empresa tem o espaço garantido, mesmo com uma concorrência sempre presente.

A presença de uma equipe profissional faz toda a diferença, sabendo qual a mais apropriada e que melhor se encaixa ao público consumidor.

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