Social Selling: O que é e como utilizar?

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As redes sociais surgiram para revolucionar a comunicação social da sociedade. Desde que foram criadas, têm conquistado milhões de usuários em todo o mundo e estão presentes em diversas atividades diárias, como o compartilhamento de informações, aprendizagem, entretenimento, fonte de notícias, comunicação entre pessoas, divulgação de marcas e etc.

Por isso, esses ambientes online se tornaram perfeitos para as vendas de uma empresa, atraindo novos leads, fidelizando clientes e apresentando marcas, sem que haja nenhum tipo de barreira geográfica. Então, as empresas de todos os portes passaram a investir recursos em estratégias de social selling, com o objetivo de obter resultados excelentes nas vendas.

Mas afinal o que é social selling? A resposta para essa pergunta é bem atual e se encaixa muito na realidade vivenciada por milhões de pessoas no mundo todo.

O que é Social Selling?

Social selling (em português denominado de venda social) é um conceito criado para nomear estratégias específicas de marketing digital direcionadas para as redes sociais. O objetivo é atrair novos leads e realizar a venda do produto diretamente na rede social usada.

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Para que você possa ter sucesso no uso dessa estratégia, precisará entender que o relacionamento com o cliente deve ser a prioridade e deve abandonar velhas táticas de contatar o cliente de forma fria e robótica.

Sendo assim, inseri a seguir alguns pontos interessantes sobre o que é e como utilizar o social selling para obter os melhores resultados de vendas no seu negócio através das redes sociais e alcançar o crescimento da sua empresa. Vamos conferir juntos?

1.  O cliente é o foco principal do social selling

A qualidade no relacionamento com o cliente já foi muito inferior ao que podemos ver hoje em dia. Antigamente, os clientes costumavam ser abordados de forma fria e as estratégias usadas deixavam muito claro o que o único objetivo da marca ou vendedor era induzir a compra do produto, sem se preocupar com o consumidor. Com o tempo, o perfil dos consumidores passou a mudar e eles começaram a ser muito mais exigentes no momento de realizar uma compra.

Então, não basta apenas um vendedor tentar empurrar um produto para o cliente, mas é necessário que o cliente se sinta conectado de alguma forma com o mesmo, para que tenha a confiança necessária para realizar a compra sem receios.

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Conquistar um cliente e convencê-lo a comprar não é uma tarefa fácil. Além de contar com estratégias de boa comunicação com o cliente, é preciso usufruir de mais informações para que a conversa seja muito produtiva. Pensando nisso, alguns sites conseguem obter algumas informações relevantes sobre o cliente, como o contato do telefone e tipo de produtos procurados, antes que o cliente inicie a conversa com a equipe de vendas. Dessa forma, os vendedores estão mais preparados para auxiliar o cliente e direcioná-lo para o melhor produto que se encaixe na necessidade dele.

Para auxiliar com todas essas etapas do processo de vendas, diversas empresas de vários portes passaram a investir em softwares de gerenciamento de clientes, como o amoCRM, por exemplo. Esse software é capaz de organizar e tornar o ciclo de vendas mais curto e prático, para que a equipe de vendas possa focar em outras atividades importantes. A automatização de processos que esse tipo de sistema proporciona pode organizar clientes de diversas redes sociais em um só lugar, para que possa ser muito mais fácil e rápido respondê-los.

2.  Utilizando as ferramentas das redes sociais

Um dos maiores benefícios do social selling é a possibilidade de realizar várias ações simultâneas para aumentar as vendas, que combinadas produzem resultados muito satisfatórios.

Uma dessas ações é o uso das contas do seu negócio nas redes sociais para buscar novos leads. Você poderá fazer isso através de campanhas de marketing bem elaboradas, por meio de propagandas pagas ou mesmo através da publicidade de digital influencers que estão em alta nas redes. Quanto mais for investido nessas áreas, melhores serão os resultados obtidos.

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Além disso, a presença marcante da sua marca nas redes sociais pode melhorar muito o tráfego no site da empresa, que poderá aparecer sempre nos primeiros lugares durante as pesquisas no google. O pontapé inicial para o sucesso já estará dado e dessa forma, a sua empresa poderá obter milhares de novos leads mensalmente.

Para isso acontecer, você precisará conhecer as redes sociais que concentram os clientes em potencial que você deseja alcançar. As redes mais usadas na atualidade são:

  • Facebook;
  • TikTok;
  • Instagram;
  • Twitter.

Não esqueça que cada rede social tem ferramentas específicas que podem ser exploradas pela equipe de marketing, que poderão destacar sua empresa das concorrentes através do social selling.

3.  Use as métricas como base do Social Selling

Compreender os resultados alcançados e traçar novas estratégias será sempre necessário para que sua equipe de vendas tenha sucesso. Por isso, você precisará analisar os dados de todas as ações realizadas por meio do social selling.

As análises estatísticas podem ser realizadas por diversos softwares disponíveis no mercado e até mesmo as empresas de pequeno porte poderão usar essa ferramenta, como por exemplo, realizando as análises do google planilhas (simples e gratuito).

Somente através da interpretação desses dados será possível compreender quais estratégias do social selling estão sendo de fato efetivas para o setor de vendas da empresa e quais delas tem resultados insatisfatórios. Por mais que as estratégias do social selling já sejam bem consolidadas, sempre é necessário analisar seu desempenho, pois muitos fatores importantes poderão influenciar os resultados, como o perfil de clientes que sua empresa tem constatado e sua intenção de compra.

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