Por que o SEO é tão importante no Marketing Digital?

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No marketing digital, existem diversas formas de atrair visitantes para um site, seja por meio de anúncios pagos, de e-mail marketing, de postagens em redes sociais e ou por muitas outras maneiras gratuitas e pagas. Dentre todas essas, uma técnica de atração que se destaca é o SEO.

Para que você saiba mais do que se trata o SEO no marketing digital, como ele funciona e que vantagens ele traz para seu site, preparamos esse post sobre o tema. Ele também traz algumas dicas de como realizar um bom SEO e que práticas devem ser evitadas. Continue lendo e descubra!

Do que se trata o SEO no marketing digital e como ele funciona?

Mais do que um simples conjunto de técnicas para atrair acessos, o SEO é essencial para promover a página de uma empresa em um cenário em que cada vez mais as pessoas buscam por respostas aos seus problemas cotidianos na internet. Uma vez feito o investimento inicial para aplicar as técnicas, os resultados começarão a vir naturalmente.

A sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para buscadores. Por meio dessa otimização, um site terá mais possibilidades de se destacar nas buscas orgânicas de sites como Google, Bing e Yahoo, o que significa que ele aparecerá entre os primeiros resultados não pagos que são gerados pela combinação de determinados termos de busca.

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É muito comum que uma pessoa, ao realizar uma busca, não passe dos primeiros resultados exibidos. Some-se a isso o fato de que existem milhões de páginas disputando por um bom lugar nos resultados de cada busca simples, e é muito importante conseguir se destacar em meio a essa realidade — e é aí que o SEO entra em cena. Ele irá colocar o site de uma empresa entre as posições iniciais da busca, aumentando muito as chances de acesso.

Para ajudar a entender como o Search Engine Optimization funciona e como obter resultados com o seu site, separamos algumas das principais técnicas usadas.

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Utilizar palavras-chave adequadas ao público

Utilizar palavras relacionadas ao produto, serviço ou ao tema da página é uma boa forma de ganhar destaque nos resultados. No momento em que um usuário buscar esses termos, um site que os utiliza em seus textos e títulos será automaticamente identificado. É possível usar palavras-chaves diferentes em cada página do site. O uso adequado desses termos é recomendado para que diversas das páginas do site possam atrair visitantes, obtendo resultados melhores nas buscas.

Para escolher bem que termos utilizar, é importante realizar um estudo dos termos que o público-alvo usa para buscar determinado conteúdo. Nessa pesquisa, é preciso averiguar quais termos os concorrentes estão usando para atrair o público, observar que palavras as pessoas já usam para encontrar o seu site e quais são os termos de busca relacionados aos que você já utiliza.

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Personalizar os títulos

Além de definir o título principal da página, colocar nomes diferenciados em cada página do site ajuda muito no SEO. As ferramentas de busca rastreiam esses títulos; dessa forma, usar termos mais específicos, que descrevam melhor o que pode ser encontrado em cada página do site, irá fazer uma grande diferença na hora de colocar a página lá em cima na lista de resultados de busca.

Definir o texto que aparecerá nos resultados de busca do Google

O resultado do Google vem na forma de um título, o endereço da página e, abaixo dele, o chamado de snippet, que se trata de um curto texto descrevendo o site. É possível definir o que vai aparecer em cada um desses campos. Escrever uma descrição clara e concisa do que o usuário encontrará no site pode ser de grande ajuda na otimização.

Não esquecer de preparar também as imagens

Algo que às vezes passa desapercebido na preparação do conteúdo de um site são as figuras — muitos não sabem que os buscadores também as consideram na hora de conferir a um site um melhor ou pior posicionamento nos resultados. Acrescentar um nome a cada figura ajudará que ela seja encontrada pelas buscas. Além disso, acrescente também um texto descritivo e palavras-chaves para ajudar o buscador a categorizar as imagens e melhorar o SEO da página.

Utilizar outras páginas para atrair acessos

Páginas em redes sociais costumam ter boa posição nos resultados de buscas e usá-las pode ser um grande aliado na atração de visitas. Além de ser gratuito, ter páginas nas principais redes sociais usadas pelo público-alvo é importante para deixar uma empresa bem colocada nos resultados das buscas.

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O que pode prejudicar o SEO de um site?

O chamado SEO Black Hat é um conjunto de práticas mal vistas pelos buscadores, que conferem aos sites reputação negativa e prejudicam seu posicionamento nos resultados. Elas consistem em medidas feitas para enganar um usuário, atraindo-o para um site que na realidade não oferece os conteúdos que ele procura.

Algumas medidas muito usadas por sites dessa natureza são mal vistas pelos motores de busca e devem ser evitadas. Para exemplificar, podemos citar uso de uma quantidade exagerada de palavras chave, o uso de links e textos ocultos, conteúdo muito repetido, entre outras.

Para garantir um SEO de qualidade, evitando essas técnicas mal vistas e conquistando um bom posicionamento nas buscas, é importante ter sempre um bom conteúdo, pois isso irá conferir boa reputação ao site. Mencionamos aqui algumas das técnicas mais usadas na otimização, mas também é uma boa sugestão chamar profissionais ou empresas que possam auxiliar no SEO no caso de empresas que não cotam com uma mão de obra qualificada para isso.

Outra dica importante é monitorar os acessos constantemente, para verificar aquilo que tem melhores ou piores resultados, o que permite aprimorar sempre as estratégias de otimização e de marketing digital como um todo.

O SEO é certamente um dos temas mais importantes no marketing digital atualmente. E você, já conhecia o assunto? Tem mais alguma dica de SEO no marketing digital que já aplica no seu site e tem funcionado? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários! E curta nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas como essa.

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