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O que é um link DoFollow e NoFollow?

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Para quem possui um site e precisa fazer crescer o seu tráfego e a sua autoridade, então é imprescindível que entenda o que é um link DoFollow e NoFollow e comece o quanto antes a construí-los, se realmente deseja ter sucesso com o seu site.

Mas afinal de conta, o que significa dofollow e o que significa nofollow?

Acalme-se, pois abaixo vamos aprender o que significa cada um, e você verá quão importante é começar a contruí-los, tanto no seu site quanto em sites terceiros.

DoFollow e NoFollow – o que significa isso?

Um link dofollow é um link que foi inserido o atributo "dofollow" (siga), ou simplesmente não foi inserido o atributo "nofollow". E um link nofollow basicamente é um link com o atributo "nofollow" (não siga).

Com um resumo como esse acima dá para entender o que basicamente significa nofollow e dofollow, concorda? Mas vamos detalhar abaixo para entender melhor.

O que é um link NoFollow?

Vamos começar explicando o que significa o link nofollow, pois ele é mais básico de entender.

Como vimos acima, um link nofollow nada mais é do que um link que possui o atributo "nofollow" dentro do código do link. Abaixo nós vamos aprender como montar esse código do link nofollow.

Como o nome já diz, nofollow (não siga), está indicando para os mecanismos de busca como o Google, Yahoo, Bing e ect, para não seguir esse link.

E os mecanismos de busca simplesmente verificam que esse tal link tem um atributo nofollow e não consideram esse link como uma referência de peso para o site destino (site ao quanto o link está apontando).

Com isso, o site destino não recebe uma referência de peso, também não terá sua autoridade aumentada. Em outras palavras, é como se o site origem (o que inseriu o link nofollow) não estivesse indicando de fato o site destino (o que recebeu o link).

Porém, apesar do NoFollow ter baixa referência, ainda assim é transferido, mesmo que um pouco, a autoridade para o site destino. Por isso é bom fazer também backlinks dofollow e nofollow.

E como fazer isso?

Você pode criar links nofollow simplesmente postando em redes sociais e inserindo links para o seu site (as redes sociais automaticamente inserem o atributo nofollow em todos os links de postagens). Então quanto mais você postar nas redes sociais, e em redes sociais diferentes, mais referência você vai ganhando.

Você também pode publicar artigos em sites terceiros, e como os links são nofollow, então provavelmente você consiga parcerias para publicar gratuitamente. E se preocupe sempre em publicar artigos originais, pois assim o link mesmo que nofollow ganha uma referência melhor para o seu site.

Tenha sempre em atenção que o link nofollow tem referência muito baixa na visão dos motores de busca. Mas ainda assim eles consideram como uma referência. E é muito mais fácil você conseguir links nofollow na internet do que dofollow. Então siga o ditado popular: de grão em grão a galinha virtual enche o papo.

O que é link DoFollow?

Vimos acima que um link dofollow nada mais é do que um link que possui o atributo “dofollow” (siga) dentro do código do link, ou que não possui o atributo "nofollow".

Esse atributo "dofollow" dentro do código do link ou apenas a ausência do atributo "nofollow", diz aos motores de busca que esse link pode ser seguido e assim ele é considerado como uma referência ao site destino.

Em outras palavras, os motores de busca entendem que o site origem (o que inseriu o link dofollow) está de fato indicando o site destino (o que recebeu o apontamento do link dofollow)

Por exemplo: O site X cria um link apontando para o site Y, e nesse link é inserido o atributo "dofollow" ou simplesmente não é inserido o atributo "nofollow". Com isso, os motores de busca entende que esse link pode ser seguido e o site X está referenciando o site Y como uma indicação bom.

Qual a importância de um link dofollow?

Os motores de buscas, usam um algoritmo que consiste em verificar quantos backlinks um determinado site tem, e usa esse resultado para classificá-lo nos resultados de busca para o usuário.

Ou seja, quando os mecanismos de busca rastreiam os sites na internet e encontra um link dofollow apontando para uma página do seu site, isso funciona como uma referência para o seu site, fazendo com que aumente a autoridade, pois um site terceiro indicou o seu site.

E quanto mais links terceiros (dofollow) apontando para o seu site, mais o Google irá considerar que o seu site é uma autoridade.

Exemplificando…

Essa análise que os mecanismos de busca fazem para essas linkagens, é a mesma que nós fazemos para encontrar uma empresa ou comprar um produto. Quanto mais pessoas nos indicam uma empresa ou produto, mais essa empresa ou produto cresce a autoridade na nossa cabeça.

Imagina que você esteja buscando uma clínica médica para uma consulta. Você vê uma clínica perto da sua casa, ou em algumas propagandas por aí a fora. Mas você não sabe qual deve escolher, qual é uma boa clínica. Nesse caso, você tentaria dar um chute, já que você não tem nenhuma referência.

Agora, imagina que você ouve alguém indicar uma tal clínica. É bem provável que você leve isso em consideração pois entre todas as clínicas que existem, essa tal clínica indicada tem pelo menos uma referência desse alguém.

Quantos links dofollow devo criar?

Para explicar isso, vamos continuar o nosso exemplo acima.

Digamos que você precisa de uma clínica médica para a sua consulta. E entre tantas que existem, você se lembra que o seu amigo João te indicou a clínica XPTO ao qual ele foi. Mas depois você se lembra que a sua amiga Maria, o seu irmão Pedro, a sua mãe Tereza, o seu vizinho Zé da Vizinhança, o seu cachorro Pitoco e outros mais, te indicaram a clínica XYZ.

Bem… entre tantas clínicas que existem, essas duas que foram referenciadas para você, provavelmente serão as suas escolhidas, correto?

Agora, qual das duas clínicas você escolhe?

É bem provável que você vá escolher a clínica XYZ. Isso porque você irá levar em consideração o número de referências/indicações para a clínica XYZ, pois se até o seu cachorro Pitoco indicou essa clínica, então é porque ela deve ser boa.

Por fim concluímos que quanto mais links você fizer para o seu site, mais autoridade o seu site receberá.

Em quais sites devo criar links dofollow?

Vimos acima que fazer o chamado backlink (link em um site terceiro apontando para seu site) com dofollow, é muito importante para aumentar a autoridade de um site. E vimos também que a quantidade de backlinks faz a diferença para o aumento dessa autoridade.

Porém, além da quantidade, a qualidade desse link dofollow é importante também.

E o que seria a qualidade nesse caso?

Bem… continuando com os nossos exemplos de clínicas, digamos o você está precisando de uma clínica odontológica para o seu tratamento dentário. O seu amigo João, o seu irmão Pedro, a sua mãe Tereza e, claro, o seu fiel amigo cãozinho, o Pitoco, indicam a clínica odontológica XYZ.

Mas depois você se lembra que o Dr. Ulisses, especializado em odontologia pela universidade de Harvard, havia indicado a clínica do Dr. Nelson.

Pensa bem… em qual clínica você provavelmente irá escolher?

Mesmo que a clínica XYZ tenha sido indicado por um número maior de pessoas, provavelmente você irá escolher a clínica do Dr. Nelson pois foi indicado por um especialista justamente na área de odontologia, sabe o que está falando e por isso deve ser uma opção mais certeira.

Todos esses exemplos que vimos acima, é o que os mecanismos de busca utilizam em seus algoritmos para analisar a autoridade da página de um site.

Por isso é muito importante inserir links dofollow em sites terceiros, e de preferência sites maiores, com DA (Autoridade de Domínio) maior.

Porém, muitos sites que fazem linkagem externas (linkagem para sites terceiros), inserem uma tag nofollow nos links. Isso significa que os mecanismos de busca não deve seguir esses links e assim não irá levar muito em consideração como uma indicação forte.

Então, é importante que você crie backlinks dofollow (links em sites terceiros apontando para o seu site).

Mas então não devo nunca criar links nofollow?

Errado! Apesar de os links nofollow indicarem aos motores de busca para não segui-los, ainda assim, eles são seguidos e levados em consideração, mesmo que um pouco.

Que tal exemplificarmos mais?

Digamos que o seu amigo João, a sua amiga Maria, o seu vizinho Zé da Vizinhança, a sua mãe Tereza, o seu irmão Pedro, huumm… quem mais? Ahh… e o seu fiel cãozinho Pitoco,  disseram que a clínica odontológica XYZ que eles foram, é uma boa clínica. Porém ninguém é da área da saúde, muito menos especialista em odontologia.

Você irá pensar que a referência é baixa, já que todos que indicaram a clínica não são da área da saúde. Mas é tanta gente falando que parece que a clínica deve ser boa. No mínimo você pensa que, pelo menos, o atendimento deve ser bom, o médico é simpático e oferecem cafezinho com bolachinha de maisena.

E é justamente assim que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa fazem. Para eles os links nofollow tem um peso bem baixo para transferir autoridade de uma página para outra (PageRank), mas ainda assim eles levam em consideração.

Então, em quantidade, os links nofollow vão se somando e ajuda também o seu site no aumento da autoridade.

Por isso, quando você não conseguir linkagem dofollow, então tente fazer pelo menos linkagem nofollow. E de preferência em sites com uma DA maior, pois isso também é levado em consideração.

E para que ser a autoridade?

Quanto mais autoridade o seu site tiver, maior são as chances dos mecanismos de pesquisas como o Google mostrarem o seu site na primeira página dos resultados de busca, quando um usuário pesquisar pelo produto ou serviço que você oferece.

Isso significa muito mais visitantes para o seu site.

Os mecanismos de pesquisa fazem isso porque querem classificar apenas os melhores conteúdos na primeira página. E se um conteúdo (página de um artigo, por exemplo) recebe vários links dofollow, então eles entendem que esse conteúdo tem autoridade, pois está sendo indicado muitas vezes.

Como saber a autoridade de um site?

Existem algumas ferramentas que você pode usar para medir a DA (Domain Authority/Domínio Autoridade) e PA (Page Authority / Autoridade de Página) de um site e decidir criar um link nesse site ou não.

Entre essas ferramentas estão o MOZ, que tem uma ferramenta chamada Link Explorer, e inclusive tem a extensão para Chrome, caso você use esse Browser.

Além disso você também pode usá-la para verificar quantos backlinks dofollow e nofollow o seu site tem.

Link Explorer do MOZ

Outra ótima ferramenta para verificar a DA e a PA de um site é o SmallSEOTools.

Com essa ferramenta você também pode verificar os links nofollow e dofollow para o seu site ou qualquer outro site. Por exemplo, você pode verificar o site do seu concorrente e assim descobrir como ele está sendo referenciado pela web.

SmallSEOTools - Verificar autoridade de domínio

E mais uma ferramenta que podemos te indicar, é a The HOTH, uma ferramenta mais simples, porém pode te ajudar a verificar rapidamente a DA e a PA de um site.

The HOTH - Verificar autoridade de domínio

Como montar um link DoFollow e um link Nofollow?

É muito simples de fazer um link dofollow e um link nofollow. Vejamos abaixo:

Criar um link DoFollow:

Como havia dito acima, um link dofollow é apenas um link com o atributo “dofollow” ou “follow”:

<a href="https://proddigital.com.br" rel="dofollow">Meu Link</a>

<a href="https://proddigital.com.br" rel="follow">Meu Link</a>

Ou simplesmente a ausência do atributo “nofollow” já significa que o link é para seguir:

<a href="https://proddigital.com.br">Meu Link</a>

Criar um link NoFollow:

E como também vimos acima, um link nofollow é simplesmente link com o atributo “nofollow”:

<a href="https://proddigital.com.br" rel="nofollow">Meu Link</a>

DICA: Se você estiver fazendo linkagem no seu site para uma página de um site externo (site terceiro), então recomendamos que sempre coloque o atributo target=”_blank” no código do link, assim como abaixo:

<a href="https://proddigital.com.br" target="_blank">Meu Link</a>

Isso fará com que o usuário ao clicar no link , abra a página do site externo em uma nova guia. Com isso, a página do seu site irá continuar aberta, fazendo com que o usuário possa voltar para a sua página.

Agora você já sabe o quão importante é fazer backlinks, de preferência DoFollow, para seu site. E também já sabe o quão importante é fazer backlinks em sites de qualidade. Então comece hoje mesmo a fazer um bom trabalho. E esse é um trabalho de formiguinha com resultado no médio e longo prazo.

Espero que tenhamos conseguido explicar o que é um link DoFollow e NoFollow.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário abaixo e diga o que você está fazendo para aumentar a autoridade do seu site. Depois compartilhe com seus amigos que também estão construindo seus sites na web. E por fim assine nossa newsletter para receber mais conteúdos que vão te mostrar como levar o seu site ao topo do Google.

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