Marketing – O que é e para que serve?

19 de dezembro de 2020

Todos nós já ouvimos falar de marketing mais do que uma vez ao longo da nossa vida, no entanto muitas pessoas ainda não sabem muito bem o que é, e para que serve. Hoje vamos explicar-lhe os princípios básicos sobre este tema, para que você fique a entender um pouco mais sobre este tema.

O que é o marketing?

Muitas pessoas ainda acham que fazer Marketing é pura e simplesmente fazer propagandas e anúncios, no entanto essa é apenas uma das diversas áreas em que o Marketing atua. De acordo com Philip Kotler (o guru de marketing) “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.

As bases do Marketing assentam em 4 pilares essenciais (marketing-mix) e que vão influenciar todo o desempenho do produto, sendo eles: Preço, Produto, Promoção e Praça. São estes os principais aspetos do marketing que são estudados e analisados com muito cuidado quando uma empresa vai lançar um determinado produto.

Vamos explicar-lhe o que é cada um deles e como atuam.

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  • Produto

Os produtos são os outputs da empresa que podem ser vendidos ou trocados no mercado. Quando se procede à criação de um novo produto é necessário ter em conta o aspeto exterior, características técnicas, a embalagem, a marca e as opções possíveis para que o produto seja atrativo para o cliente. Estas características tornam o produto individualizado, gerando assim um produto com características únicas.

Além destes atributos é também parte integrante da definição dos produtos, as condições de garantia, serviços de assistência pós-venda e outros ligados ao produto e oferecidos conjuntamente ao cliente (estando atribuídos para gerar ao consumidor uma sensação de apoio, mas também para promover a garantia de qualidade e fiabilidade do mesmo).

Um produto tem um ciclo de vida que se caracteriza por 4 fases:

  • Introdução: onde o produto é novidade e as vendas são pequenas. É nesta fase que se decide o futuro do produto, ou seja se o produto vai conseguir chegar á fase de comercialização em grande escala ou não.
  • Crescimento: é feita uma divulgação do produto permitindo o crescimento das vendas do mesmo.
  • Maturidade: a procura estabiliza, o produto já é conhecido. Logo o crescimento de uma empresa é feito á custa das restantes.
  • Declínio: devido ao aparecimento de outros produtos ou por o produto deixar de satisfazer os compradores.

O conhecimento da fase do ciclo do produto é estritamente necessário para a definição da estratégia da empresa.

  • Preço

O preço de um produto é o valor que o comprador terá de pagar para o adquirir, este conceito não se altera do comércio tradicional para o comércio eletrônico. O preço pode ser um dado do mercado ou resultado de forças entre concorrentes.

Uma empresa para fixar um preço baseia-se na sua estratégia, tendo em mente os seus objetivos. É usual definir objetivos estratégicos utilizados para se obter uma política de preços:

  • Penetração do mercado – esta estratégia consiste em colocar no princípio o produto a um preço acessível de modo a conseguir o maior número de clientes, no entanto a empresa tem em vista subir este preço após o esforço de penetração.
  • Desnatação de Mercado – esta estratégia tem por objetivo ir controlando a procura. No princípio o produto terá um preço elevado, de forma a atingir os segmentos de rendimentos mais elevados, seguindo-se uma gradual baixa de preço para atingir consumidores de outros segmentos.
  • Promoção

A promoção é um conjunto de ações que a empresa desenvolve com o intuito de dar a conhecer o seu produto ao consumidor bem como a sua utilização.

As atividades promocionais consistem em:

  • Venda Pessoal: o contacto entre o vendedor e o consumidor é direto.
  • Promoção de vendas: são os incentivos, prêmios ou descontos, oferecidos ao cliente que compre o produto.
  • Divulgação: são todas as formas de comunicação com o consumidor de maneira a elucidá-lo sobre o produto.
  • Publicidade: é qualquer forma paga de promoção do produto, suas características, funções ou formas de utilização, que visa a atingir potenciais consumidores.
  • Praça

Depois de definido o produto, há a necessidade de coloca-la perto do consumidor. Temos então a praça do produto que consiste no transporte do mesmo, nos níveis de stocks e a localização geográfica ou seja, garantir que o produto esteja no local onde se efetua a transação.

Mas a principal preocupação é a escolha do canal distributivo, isto é, os intermediários entre a empresa e o consumidor. Esse tipo de intermediário vai depender dos hábitos de compra, a distribuição geográfica do consumidor, as características físicas do produto, a facilidade de transporte, como é feita a distribuição pela concorrência, os canais de distribuição da empresa, etc.

Finalmente há que gerir o canal para garantir bons resultados nas vendas e a satisfação dos consumidores.

Esperamos que com esta matéria você tenha entendido um pouco melhor o que é o Marketing na sua base. Qualquer dúvida nos contacte

Filipa Cardoso

Formada em Marketing, redatora na área de digital, especialista em Marketing de Conteúdo e estruturação de SEO. É fundadora da FindUp, uma agência online de conteúdo e marketing.

1 Comentário
  1. Muito Obrigado esse conteúdo me ajudou muito.!!!

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