Criação de Backlinks – Qual sua importância e como fazer?

A criação de backlinks é uma estratégia fundamental em SEO para o ranqueamento do seu site ou blog.

Quando precisamos de alguma informação, corremos para um mecanismo de busca, pesquisamos a palavra-chave, olhamos rapidamente os primeiros resultados e clicamos em um deles, certo?

É muito raro encontrar alguém que olha atentamente todos os 10 resultados mostrados da primeira página. E na segunda página a quantidade de usuários será menor ainda. Agora, imagina do resto!

Posto isto, é muito importante fazer o possível para conseguir que seu site ou blog estejam no topo da primeira página, afim de ser bem visto.

De antemão já aviso que você precisa conhecer o mundo do SEO (Search Engine Optimization – em português “Otimização para o Mecanismo de Busca” – tradução Proddigital Idiomas). A partir deste conhecimento, você conseguirá ficar no topo dos resultados de pesquisas. Uma das palavras mais usadas nesse universo é o “Link”. 

Definitivamente, essas linkagens internas e externas nas páginas é uma das estratégias mais usadas para melhorar o ranqueamento em sites de buscas. Além de aprimorar suas técnicas de SEO e parar na primeira página do Google, a criação de backlinks gera tráfego orgânico para o seu site ou blog.

Agora que você já entendeu o que são esses links e a sua importância, que tal entender um pouco mais sobre a criação de backlinks para seu blog? Continue lendo este artigo!

O que são Backlinks? 

À primeira vista, é preciso entender: Os backlinks ou inbound links (links de entrada), como o próprio nome já explica, são links inseridos em um site que aponta para outro site.

Logo, backlinks podem ser links inseridos em um site terceiro que têm como objetivo levar os usuários para uma página do seu site.

Em outras palavras, backlinks são links estrategicamente posicionados ao longo de um texto publicado em um site terceiro e que guiam os usuários até uma página de seu site ou blog, com conteúdo relevante para o leitor.

Isso significa que com o link certo, conteúdo que entrega valor ao usuário e um site de qualidade você terá a possibilidade de ganhar mais autoridade e conquistar bons rankings para palavras-chaves.

É bem provável que você esteja se perguntando: “Os motores de busca entendem que a criação de backlinks são como indicações de conteúdo?”. Bom, a resposta é sim!

Para seu site ter autoridade, você precisa provar que o conteúdo é confiável. Quer maneira melhor do que indicação? Quando um site adiciona um link para o seu conteúdo, ele direciona os usuários até suas páginas, e obviamente, os motores de busca entenderão que seu conteúdo é bom.

Feito isso, esses sites informam para os visitantes que você é referência e tem autoridade suficiente em determinado assunto. Não se esqueça: Crie corretamente os backlinks. Somente assim você poderá garantir um bom posicionamento e aumentar o tráfego do seu site.

Quais são os tipos de Backlinks existentes?

Você sabia que existem diversos tipos de backlink? É muito importante conhecer todos antes de inicia sua estratégia. Veja abaixo os principais:

1. Link Nofollow

O link identificado como nofollow não passa autoridade entre as páginas.

Como o nome indica, nofollow (não siga) significa que mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing não seguem este link. Eles não consideram este link como uma referência forte ao site de destino.

Como resultado, o site de destino não receberá muita referência, nem terá aumento na sua autoridade. Em outras palavras, o site de origem (o site onde o link nofollow é inserido) não indica realmente o site de destino (o site que recebe o link).

O link NoFollow é útil quando você quer mencionar uma página de um site de baixa autoridade, pois os mecanismos de busca consideram esse tipo de linkagem ruim para os usuários.

Por isso a inserção do atributo Nofollow no link é utilizada quando queremos evitar que o link adicionado seja lido como backlink pelo Google e outros motores de busca, ou seja, quando não queremos que o link seja considerado uma referência para o site destino.

2. Link Dofollow

Já o dofollow é o link que transmitem autoridade de uma página para outra.

Se você produz um artigo em seu blog e um grande portal da mesma área que o seu site/blog adiciona um link dofollow para sua página, isso reforça a relevância de seu conteúdo e aumenta sua imagem como referência naquele assunto.

Quando os mecanismos de busca rastrear os sites na internet e encontra um link dofollow, funcionará como uma referência para o seu site, fazendo com que aumente a sua autoridade. 

O mesmo acontece quando você adiciona links dofollow em seu próprio site.

Ao fazer isso, você estará informando o Google e outros buscadores que a página destino de outro site é relevante e com isso irá transmitir autoridade para essa página.

Mas também funcionará como um ponto positivo para o seu site pois o Google e outros mecanismos de busca consideram que essas referências que o seu site faz para outros sites de autoridade, são bons para o usuário já que está indicando mais conteúdo de boa qualidade para o usuário.

Logo ao adicionar backlinks dofollow de um domínico diferente em seu artigo, mostra ao usuário que você considera aquela página confiável. Para os mecanismos de busca transmite uma mensagem de autoridade e valor das páginas sugeridas e isso reflete em valor também para o seu site por estar passando mais conteúdo de qualidade para o usuário. 

Criamos um conteúdo completo que explica detalhadamente como funciona os links Nofollow e Dofollow. Não deixe de conferir.

3. Internal Link

O internal link (link interno) refere-se ao link que guia o usuário para outra página dentro de um mesmo domínio. É um hiperlink que é inserido dentro de um texto de um site e direciona para outro post desse mesma site.

Os links internos conectam páginas com tópicos semelhantes em seu próprio site. Isso fará com que os usuários naveguem e passem mais tempo em seu site, aumentando assim a taxa de visualizações de páginas por vistante, diminuindo a taxa de rejeição e consequentemente melhorando o seu ranqueamento nos resultados de busca do Google.

4. Anchor Text

O anchor text (texto âncora) é um hipertexto, ou seja, um texto clicável que direciona o usuário para outra página (interna ou externa) do seu site.

Como estratégia de SEO para a página que recebe o link (página de destino), é muito recomendado usar no texto âncora, algum termo relacionado ao assunto dessa página de destino.

Caso você deseje que seu site ganhe autoridade em um assunto específico, a criação de backlinks seguindo esse nicho é uma boa estratégia para conseguir um aumento mais rápido da autoridade.

Por exemplo, digamos que o nicho do seu site seja de Moda, então é importante criar backlinks para o seu site onde o texto âncora desses links sejam palavras ou frases que expressam o seu nicho de moda, algo como “roupas para o verão”, “moda feminina”, “calçados estilosos” e por aí vai.

Dessa forma, quando o Google e outros motores de busca rastrearem uma página e verificarem um link apontando para o seu site (backlink) e nesse link tem um texto âncora relacionado a moda, eles interpretarão que o seu site possivelmente é relacionado ao nicho de moda justamente pela indicação do texto âncora que está no backlink.

Deste modo, para facilitar o ranqueamento através de links, o texto âncora é um dos melhores fatores analisados pelo Google para deixar sua página no topo das pesquisas.

5. Root Domain Link

O Root Domain Link (Link de Domínio Raiz) é o número de domínios (sites) que apontam para o seu site. Se em um determinado domínio (site) houver mais de um link apontando para o seu site, será contado apenas uma vez.

Mesmo que um site contenha diversos links apontando para uma mesma página do seu site, ele será considerado como um link pelas ferramentas de busca pois se conta apenas o domínio raiz e não a quantidade de link para o seu site. 

6. Low Quality Link

Outra categoria de backlink é o chamado Low Quality Link (Link de Baixa Qualidade). Como possuem baixíssima qualidade, costumam prejudicar as estratégias de ranqueamento de um blog ou site.

Esses links são geralmente originados de sites de baixa qualidade como diretórios, sites pornográficos, sites de spam e ect.

Um backlink ruim possui algumas características como, por exemplo ser resultado de uma troca de links; originar-se de um site de baixa qualidade, com pouca autoridade de domínio e sem confiança do Google e de pouco conteúdo original. 

O Google penaliza sites que possuem uma má criação de backlinks. Porém, existem maneiras de você excluir esses backlinks ruins que estão direcionando para o seu site, eliminado assim a possibilidade dele ser penalizado.

Por que a criação de backlinks é tão importante para o SEO?

Como vimos acima, backlinks são links inseridos em sites terceiros que apontando para o seu site. Com isso, você já pode perceber um grande benefício que é receber, em seu site, novos usuários que estavam navegando no site terceiro, viu o backlink e clicou nele.

Mas, além disso, os backlinks são fundamentais em estratégia de SEO pois são através deles que o seu site poderá elevar a sua autoridade.

O Google e outros buscadores, consideram em seus algoritmos as referências que um site recebe do outro, principalmente quando esse outro site possui também uma boa autoridade. E eles usam essa análise de backlink para classificar esse site em seus resultados de busca.

Portanto, quanto mais criar backlinks de qualidade para o seu site, maior será a sua autoridade e melhor será o seu posicionamento nos resultados de busca.

Criamos um artigo onde explicamos melhor por que o SEO é tão importante para o seu site. Não deixe de conferir.

Agora que já te apresentamos o porquê dos backlinks serem extremamente importantes para ranquear suas páginas e ficar no topo dos resultados nos mecanismos de busca, está na hora de entender como conseguir os valiosos backlinks – aqueles de qualidade e que vão agregar autoridade e valor para seu conteúdo.

Como conseguir uma criação de Backlinks de qualidade?

Antecipadamente já aviso que muitos sites usam serviços para comprar esses backlinks, porém você só deve investir em agências de link building confiáveis, pois infelizmente há muitas agências que irão criar muitos backlinks ruim para o seu site, e como vimos acima, backlinks ruim podem prejudicar o seu site.

A criação de backlinks em sites de baixa qualidade fazem com que o seu site seja penalizado pelo Google, podendo também, prejudicar o ranqueamento de sua página.

Mostraremos abaixo algumas dicas práticas para contribuir na criação de backlinks de qualidade para seu site. Segue a leitura:

1) Invista em agências de link building confiáveis

Construir uma base forte de backlinks é extremamente difícil se for feito sozinho. Por conta disso, investir em boas agências é uma ótima alternativa para conquistar mais links e adquirir autoridade com mais facilidade.

A Vejapixel é uma agência de link building dedicada em apresentar soluções para sites que almejam aumentar a sua autoridade através da construção de backlinks em sites terceiros. A agência trabalha com o objetivo de reunir sites parceiros (sites de qualidade) que ajudarão a enviar autoridade para o seu site.

2) Invista em conteúdos úteis para o usuário

Uma das principais formas de obter backlinks de qualidade é a produção de conteúdos que sejam realmente valiosos e relevantes para sua audiência.

E como dissemos, essa é a forma mais trabalhosa. Porém, se você está em busca de bons resultados e reconhecimento, não há como fugir disso.

Quando você publicar conteúdos verdadeiramente interessantes e completos, você começa a ser reconhecido tanto pelos usuários quanto pelos responsáveis por outras páginas dentro de seu nicho. 

A partir de seus conteúdos, inclua links externos para sites de boa autoridade. Por vezes, esse tipo de linkagem ajuda a sua página a ser reconhecida por esses sites terceiros, ao mesmo em que que aumentam suas chances de receber backlinks de volta. E, acima de tudo, te auxilia na construção de relacionamento com outros sites, para abastecer mais backlink de referência. 

3) Demonstre interesse em possíveis páginas parceiras

Se você quer que os sites de seu nicho notem sua presença e comecem a interagir com o que você publica é melhor você dar o primeiro passo para a criação de backlinks.

Quando você entrar em sites e blogs para interagir e engajar em ações como curtir e comentar, você está permitindo que usuários desses sites/blogs conheçam o seu site e ainda vejam que o que você oferece é relacionado ao conteúdo que eles estão acessando.

4) Faça parcerias estratégicas

Provavelmente você já deve ter visto em algum site/blog, conteúdo escrito por um autor convidado, o conhecido como guest post. Essa é uma excelente forma de obter backlinks de qualidade. Portanto, sugerimos que invista em guest posts. Mas faça isso com qualidade, ou seja, produza conteúdos bons. Não é porque o conteúdo será publicado em um site terceiro que você não precise escrever algo bom e útil para os usuários.

Lembre-se que nesse conteúdo guest post terá um backlink para o seu site. E ter link apontando para o seu site em conteúdos de qualidade também é levado em consideração pelos mecanismos de busca.

guest post - criação de links (1)

Para conseguir boas parcerias estratégicas, você deve ter em mente que precisará dedicar tempo à procura de sites no mesmo nicho ou correlacionados ao seu site. Um bom Marketing e SEO precisa de tempo e dedicação.

Assim que você encontrar um conteúdo relacionado ou correlacionado ao conteúdo do seu site, entre em contato com o responsável e ofereça uma proposta de guest post.

A troca de conteúdos e backlinks é muito enriquecedor para ambos os sites e irá proporcionar um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Por este motivo, é muito interessante que você não deixe essa prática fora de sua estratégia de criação de backlinks.

5) Conheça os backlinks de sua concorrência

Antes de sair inserindo backlinks em qualquer página da web, é importante descobrir quais sites estão criando backlinks para os seus concorrentes.

Podemos encontrar ferramentas para ter acesso aos dados de outro site, como o SEMrush, por exemplo.

Assim que descobrir as páginas da concorrência que estão atraindo bons backlinks, comece imediatamente a trabalhar para produzir, não somente um conteúdo diferenciado, mas também completo e atrativo. De preferência que seja um conteúdo melhor ao do concorrente.

Deste modo, em uma estratégia de parceria, você terá como convencer os responsáveis desses sites que estão linkando para o conteúdo do seu concorrente, que o seu conteúdo é melhor, mais completo, tem mais autoridade e é o mais indicado para receber um backlink deles.

5 ferramentas para você conseguir os backlinks

Agora que já te mostrei os principais tipos de backlinks e como consegui-los, chegou o momento de conferir algumas ferramentas que te ajudam a automatizar parte desse processo.

Essas ferramentas não vão criar os links para você, obviamente, porém esses serviços oferecem uma série de dados que fazem a diferença para o você alcançar o sucesso de seu negócio na internet.

1. Ahrefs

O Ahrefs é uma das ferramentas link building e SEO mais usadas e mais completas do mercado. Além de ajudar a estabelecer uma estratégia de backlink, este serviço também possui uma descrição muito detalhada do perfil de link de um determinado site.

Com essa ferramenta, você pode visualizar o número de domínios únicos que apontam para o seu site (Root Domain Link), o tráfego estimado que esses links trazem para o seu site e os backlinks ganhos e perdidos em um determinado período de tempo.

2. cognitiveSEO

O cognitiveSEO oferece várias ferramentas de marketing online que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso do seu negócio.

Para ter uma visão detalhada do seu perfil de links, você deve aprender mais sobre o verificador instantâneo de backlinks e o explorador de sites.

No caso explorador de sites, essa ferramentas oferece uma forma fácil de visualizar os seus backlinks, além de oferecer informações históricas, dados em tempo real, tendências de crescimento e o que mais você precisar para aprimorar sua estratégia de backlinks.

A partir desta página, você consegue analisar os dados baseando-se em:

  • Detalhes de cada link;
  • Velocidade dos links,
  • A influência do link e do domínio,
  • Especificações de NoFollow x DoFollow

3. Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta totalmente gratuita e possui uma plataforma bem simples de configurar porém muito útil.

Com essa ferramenta você poderá definir palavras ou termos de seu interesse e assim configurá-lo para te alertar sempre que essas palavras ou termos forem publicadas na web e indexados pelo Google.

Isso pode te ajudar muito na sua estratégia de construção de backlinks pois ao saber o que é tendência no momento, você poderá buscar criar backlinks para seu site mais qualitativos.

4. Open Site Explorer

O Open Site Explorer é um recurso de uma das ferramentas mais conhecidas e antigas por aqueles que trabalham no marketing digital, o MOZ.

Essa ferramenta é uma referência mundial em SEO. E o recurso Open Site Explorer oferece a possibilidade de criarmos um perfil de Links Inbound de qualidade, possibilitando coletar informações que os motores de buscas não fornecem.

Além disso você conseguirá visualizar a quantidade de backlinks para o seu e, quantos e quais são dofollow e quantos e quais são nofollow. Uma informação importante para saber como está indo a sua estratégia de link building.

Com o Open Site Explorer, você também poderá descobrir quais links em sites terceiros estão prejudicando o SEO do seu site. Poderá também fazer uma avaliação de spam do seu site, além de verificar qual é a autoridade de domínio e a autoridade de cada página do seu site.

É uma ferramenta muito rápida, profunda e fácil de usar. Portanto, se você precisa de clareza para entender como está o SEO do seu site, o Open Site Explorer é o seu parceiro perfeito.

5. Linkbird

O Linkbird é uma ferramenta de SEO menos conhecida porém com várias funções avançadas que te ajudará a encontrar bons sites para fazer parceria e criar backlinks de qualidade.

Com essa ferramenta você poderá visualizar quais os backlinks dos seus concorrentes, uma informação muito importante para traçar uma estratégia de link building.

É uma ferramenta perfeita para criar um gerenciamento de projeto de SEO combinado com marketing de conteúdo, mídia e influência digital visando o aumento do tráfego orgânico do seu site.

Conclusão

Para concluirmos, não existe uma fórmula mágica para o sucesso do seu site, porém há técnicas que você pode adotar para a criação de backlinks de qualidade, aumento de autoridade e tráfego que irão escalar o seu site nas primeiras posições do Google e outros buscadores.

No mundo online, não é preciso ir longe para encontrar as ferramentas de marketing ideais para o seu negócio.

E aí, conseguiu entender a importância de construir backlinks para ranquear melhor o seu site? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários abaixo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

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