O que são Autoridade de Domínio e Autoridade de Página (DA e PA)?

Será que o seu site é uma referência para outras pessoas? Como saber se você tem relevância no seu mercado? E os concorrentes, será que também têm? São essas respostas que os indicadores de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página revelam sobre o seu site e os dos seus concorrentes.

Essas informações são importantes para avaliar a sua estratégia de SEO e Link Building, mas também medir a relevância de outros sites na internet, como benchmarks, potenciais parceiros e concorrentes.

Vamos entender melhor, então, o que são Autoridade de Domínio e Autoridade de Página, por que esses conceitos são importantes e como usá-los na sua estratégia de otimização.

O que é autoridade em SEO?

Autoridade é um conceito bastante usado no universo de SEO. A palavra costuma ser aplicada de maneira genérica para se referir à força de um site ou página na classificação dos resultados da busca do Google.

Um site com autoridade é aquele que ganhou a confiança do buscador, oferece conteúdos de qualidade e é uma referência na internet. Esse site provavelmente tem boas posições nos resultados de pesquisas. Por isso, ele tende a transmitir sua boa reputação para as páginas que ganham links dele, já que o Google avalia as conexões entre sites para entender sua relevância.

Autoridade também é um conceito utilizado pelo próprio Google. No documento de Diretrizes de Avaliação da Qualidade da Busca, o buscador orienta sobre o que deve ser considerado um conteúdo de qualidade. Os critérios podem ser resumidos pela sigla EAT:

  • Especialidade (Expertise);
  • Autoridade (Authoritativeness);
  • Confiabilidade (Trustworthiness).

A qualidade de um conteúdo passa pela autoridade do autor, do próprio conteúdo e do site em que está publicado. De maneira geral, autoridade aqui significa dominar um assunto e ter reconhecimento no mercado, seja uma pessoa, uma empresa ou uma instituição.

Porém, essas concepções de autoridade não devem se confundir com a Autoridade de Domínio e a Autoridade de Página. Nesse caso, estamos falando de indicadores criados pela Moz, empresa especialista em SEO, para auxiliar nas suas estratégias. É sobre eles que vamos falar agora.

O que é Autoridade de Domínio?

Autoridade de Domínio é um indicador desenvolvido pela Moz com o objetivo de medir a probabilidade de um site ser bem classificado nos resultados do Google. Também é chamado de Domain Authority ou DA.

Esse indicador define uma pontuação de 1 a 100 para domínios e subdomínios. Quanto mais pontos, mais chances o site tem de alcançar as primeiras posições do Google.

Para chegar a essa pontuação, a Moz desenvolveu um índice de sites da web, composto por 718 milhões de domínios e 7 trilhões de páginas. Um algoritmo, elaborado com inúmeros fatores de avaliação, correlaciona suas classificações com os resultados de milhares de buscas reais feitas no Google. É a partir dessa correlação, portanto, que a pontuação de Autoridade de Domínio é definida.

O que é Autoridade de Página?

A Autoridade de Página também é um indicador desenvolvido pela Moz. O Page Authority ou PA, como também podemos chamar, tem a mesma lógica do Domain Authority. Porém, em vez de medir a probabilidade de um site se posicionar no Google, o PA se refere a uma página específica.

A Autoridade de Página também define uma pontuação de 1 a 100, baseada no algoritmo que correlaciona as classificações do índice da Moz com os resultados de buscas no Google. Uma pontuação alta indica maiores chances de alcançar as primeiras posições no buscador.

Como verificar a sua Autoridade de Domínio e Autoridade de Página?

Então, bateu a curiosidade de saber qual é a sua Autoridade de Domínio e Autoridade de Página? Vamos mostrar agora como você pode descobrir a sua pontuação.

A Moz é responsável pelos indicadores de Domain Authority e Page Authority. Há duas ferramentas gratuitas da empresa que você pode usar para encontrar o DA e o PA de um site.

A primeira opção é utilizar o Link Explorer, anteriormente chamado de Open Site Explorer. Nessa ferramenta, você tem acesso a relatórios de backlinks, textos-âncora e conteúdos de um site ou página específica, além dos dados de DA e PA.

Para acessá-la, é preciso criar uma conta gratuita na Moz. Porém, você vai ver que algumas informações são restritas a usuários premium. Então, se você quiser relatórios mais completos, pode assinar o Moz Pro e ter acesso a uma poderosa ferramenta de SEO.

Overview da plataforma da Moz, que mostra indicadores como o Domain Authority

Outra opção é utilizar a extensão para Google Chrome da Moz, o MozBar. Uma vez instalada, essa ferramenta entrega um relatório resumido, com DA e PA, de qualquer página visitada e de qualquer link dos resultados da busca do Google. Aqui você também vai encontrar algumas informações restritas a assinantes do MozBar Premium.

Exemplo de visualização da extensão MozBar, que mostra os dados de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página, nos resultados de pesquisa do Google

O que é uma boa pontuação de DA e PA?

Autoridade de Domínio e Autoridade de Página são indicadores relativos. Eles devem ser sempre avaliados na comparação com outros sites do mercado, não apenas pelo seu valor absoluto. Por isso, não existe uma pontuação boa ou ruim.

Uma pontuação de 90 pode parecer alta para você. Porém, se analisar os concorrentes, pode ser que todos eles estejam com 95 pontos. Portanto, esse pode ser um alerta para avaliar suas posições no Google e, talvez, repensar suas estratégias.

Você também pode achar que o objetivo da sua estratégia deve ser uma pontuação de 100. Porém, a Moz informa que apenas gigantes como Facebook, Amazon e Wikipedia chegam à pontuação máxima, o que coloca todos os outros sites da web abaixo dessa pontuação. Portanto, provavelmente o seu site não vai conseguir chegar aos 100, ok?

Além disso, é importante saber que a tecnologia que a Moz usa para definir esses indicadores se baseia em cálculos de aprendizado de máquina. E eles estão constantemente se adaptando para aprimorar sua precisão.

Então, é comum acontecerem flutuações na pontuação de DA e PA. Mas muitas vezes elas atingem vários sites de um mesmo nicho. Se, por exemplo, um grande site como a Amazon ganhasse milhares de backlinks num período, o DA e o PA de todas as páginas cairiam. Como a Moz não pode dar uma pontuação maior que 100, o jeito é diminuir a autoridade dos outros sites.

Então, talvez você se preocupe quando a sua Autoridade de Domínio perder alguns pontos. Porém, talvez todos os seus concorrentes tenham também perdido. Então, isso não significa que a sua autoridade ou a sua classificação no Google caiu, ok? Provavelmente se trata apenas de um ajuste no algoritmo da Moz, que não tem influência no ranking do Google.

Por que é importante ter uma boa pontuação de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página?

É importante ressaltar que Autoridade de Domínio e Autoridade de Página não são fatores de rankeamento para o Google, nem influenciam nas suas classificações. O que tende a acontecer é uma correlação: domínios com pontuação maior na Moz costumam ter melhores posições no buscador.

Como o algoritmo da Moz procura se aproximar do algoritmo do Google, ter uma boa pontuação de DA e PA mostra como o seu site ou a sua página têm força no ranking do buscador.

Portanto, acompanhar esses indicadores ao longo da sua estratégia ajuda a compreender o desempenho do seu site. Ter uma boa pontuação, especialmente em relação a concorrentes e marcas de referência para o seu negócio, significa que você está tendo sucesso em SEO.

Além disso, o mercado utiliza bastante esses indicadores. Outros sites podem também avaliar o Domain Authority e o Page Authority do seu site para perceber como está o seu desempenho. Então, uma pontuação alta também pode colocar o seu site como referência no mercado e favorecer parcerias de valor, já que mais marcas vão querer se aproximar de você.

Como usar esses indicadores na sua estratégia de SEO?

E o que você pode fazer com esses indicadores? Como eles podem ser úteis para a sua estratégia? Vamos ver agora os principais usos da Autoridade de Domínio e da Autoridade de Página:

Avaliar a eficácia das suas estratégias de SEO

Primeiramente, acompanhar os indicadores de Domain Authority e Page Authority é uma forma de avaliar o desempenho das suas estratégias. Afinal, o objetivo de uma estratégia de SEO é alcançar o topo do Google, e esses indicadores mostram a sua probabilidade de chegar até lá. Fique de olho neles para saber se você está no caminho certo.

Comparar sua autoridade com a dos concorrentes

As ferramentas de análise de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página estão disponíveis para qualquer usuário avaliar qualquer site. Isso significa que você pode espionar a sua concorrência também!

Isso é essencial para identificar movimentos dos concorrentes, quais são suas forças e fraquezas e qual é a sua posição no mercado. Além disso, é importante também acompanhar os indicadores dos concorrentes para identificar quando as flutuações do seu DA e PA afetaram apenas as suas páginas ou todo o seu mercado.

Descobrir a autoridade de benchmarks

Ao analisar outras páginas, identifique também os sites que têm alta pontuação de DA e PA e que podem ser referências para a sua marca. Chamamos essas referências de benchmarks.

Então, analise os motivos para esses sites terem uma autoridade tão alta. Os relatórios da Moz informam dados sobre a quantidade e a origem dos backlinks, as páginas mais acessadas, os principais textos-âncora, entre outras informações que ajudam a entender as estratégias de SEO desses sites.

Escolher parceiros para Link Building

Domain Authority e Page Authority são bastante usados nas estratégias de Link Building, especialmente de guest posting e co-marketing. Essas estratégias consistem em parcerias com outros sites para a publicação de blogposts como convidado e a produção de um material em conjunto, respectivamente.

Por isso, o bom desempenho dos guest posts e do co-marketing depende da escolha de bons parceiros, que transmitam a sua relevância por meio dos backlinks. Então, muitos profissionais de SEO utilizam os dados de DA e PA para analisar se o site do parceiro tem autoridade aos olhos do Google e se vale a pena estabelecer a parceira.

Analisar o seu perfil de backlinks

Para identificar a sua relevância e autoridade no mercado, o Google analisa o seu perfil de backlinks. O buscador quer identificar se você se relaciona com sites confiáveis e de qualidade.

Basicamente, quanto mais backlinks você receber de sites com autoridade, mais pontos você ganha no ranking. Por outro lado, quanto mais backlinks você recebe de sites de baixa qualidade, mais a sua reputação fica prejudicada.

Então, você pode analisar a pontuação de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página de quem direciona backlinks para o seu site. Assim, você terá uma visão da força do seu perfil de backlinks. Caso encontre muitos links indesejados ou suspeitos, com pontuação muito baixa, você pode solicitar que o Google remova essas conexões.

Como aumentar a pontuação de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página?

O algoritmo da Moz procura se aproximar dos fatores de rankeamento que o Google utiliza. Isso significa que tende a existir uma correlação entre a pontuação de Domain Authority e Page Authority e as classificações do Google.

Portanto, quando você aplicar estratégias de SEO, o site tende a melhorar, ao mesmo tempo, as suas posições no Google e a sua pontuação na Moz.

Então, de maneira geral, o que você precisa fazer para aumentar a pontuação de Autoridade de Domínio e Autoridade de Página é seguir as boas práticas de SEO. Você não precisa focar em aumentar DA e PA — o que importa mesmo são as suas posições reais no Google e os resultados para a sua marca.

Se você quer saber como começar ou aprimorar a sua estratégia, confira o nosso guia completo de SEO com todos os passos e dicas para alcançar o topo do Google.

Foco no Link Building

Vale a pena dar atenção especial ao Link Building. Para o Google e a Moz, o perfil de backlinks do site tem grande peso, já que diz muito sobre a sua autoridade no mercado. Então, esse pode ser um diferencial da sua estratégia.

Para melhorar o seu perfil de backlinks, não adianta somente aumentar o número de links para o site. O Google quer saber também da qualidade desses backlinks, que devem vir de diferentes domínios e de sites confiáveis, populares, de qualidade e autoridade.

No nosso post completo sobre Link Building, você encontra várias dicas para ganhar backlinks de qualidade. Estas são algumas:

  • Criar conteúdos de valor, tão bons que sejam linkados naturalmente;
  • Promover conteúdos do blog pela internet, em redes sociais, email marketing, anúncios etc.
  • Fazer guest posts e co-marketing;
  • Solicitar a inclusão de links em menções à sua marca na internet;
  • Fazer assessoria de imprensa com jornalistas e influenciadores.

É importante saber que a Moz determina a pontuação de DA e PA em uma escala logarítmica. Isso significa que é mais fácil subir a pontuação de 20 para 30 do que de 70 para 80.

Portanto, se você tem uma pontuação baixa, espere um crescimento acelerado nas primeiras otimizações. Mas é normal que essa evolução desacelere ao se aproximar da pontuação máxima, ok?

Além disso, depois de colocar as otimizações em prática, é preciso aguardar alguns dias ou semanas até que elas se reflitam no ranking do Google e na pontuação da Moz.

SEO é uma estratégia de médio e longo prazo, que exige paciência até que os resultados apareçam. Mas, depois que as páginas ganham tráfego orgânico e autoridade, esses resultados tendem a ser sustentáveis.

Agora, se você gostou deste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber muitos outros conteúdos na sua caixa de entrada.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Proddigital Market