Atraia mais clientes utilizando UX design em seu site

8 de fevereiro de 2022

Se você ou sua empresa está constantemente procurando novas formas de atrair e agradar seus clientes, certamente sabe que investir no meio digital é o melhor caminho.

Muitas pessoas e empresas utilizam as redes sociais como forma de conexão e prospecção de clientes, mas esquecem de evoluir seu site para que chame a atenção de cada vez mais pessoas.

Uma das formas de se destacar entre os concorrentes e atrair mais clientes é desenvolver seu website pensando na experiência dos usuários, ou seja, aplicando técnicas de UX Design. Entenda!

O que é UX?

UX é a sigla de User Experience, ou Experiência do Usuário em tradução livre. Basicamente, é a forma como o usuário se sente ao utilizar um serviço ou produto. Boa ou ruim, sempre haverá uma experiência.

Quando se fala de UX, é relacionado a satisfação, eficiência e usabilidade. Diz respeito ao lado emocional que está presente em todas as experiências.

O termo foi popularizado por um psicólogo que trabalhava na Apple, nos anos 90. Após o surgimento do termo, este conceito foi lançado no iPhone, focado em usabilidade e fornecer uma experiência boa para o usuário.

UX design aplicada a sites

Um bom site reúne design personalizado, utilizando templates ou desenvolvido exclusivamente para a empresa. Além disso, disponibiliza conteúdo exclusivo e atraente, mas também deve oferecer facilidade de usabilidade. Aí é que entra o UX design aplicado para os sites.

A partir do primeiro clique, a UX está presente. Desde o tempo que o usuário deve esperar para a página carregar por completo, a forma como irá navegar pelo site, além da forma como as informações estão dispostas.

No caso de lojas virtuais, o website tem de ter um caminho de fácil usabilidade que leve o cliente a concretizar a compra. Uma das maiores lutas das empresas que vendem seus produtos online são os carrinhos abandonados e a maior parte deles pode ser evitada se o site é bem desenvolvido.

Como usar o UX design em meu site?

  1. Foco na usabilidade

O principal foco do website da empresa deve ser a usabilidade do cliente. Como mencionamos antes, um site que não tem uma usabilidade facilitada pode fazer com que a empresa perca vendas.

Isso não é só para as lojas virtuais. Os sites institucionais também precisam ter foco na usabilidade. Afinal, se o usuário não encontrar informações necessárias, fica muito difícil conquistá-lo como cliente.

  1. Ter um website simples e funcional

Ter um website com template diferente, cheio de elementos não necessariamente é o melhor em usabilidade. Muitas vezes é mais indicado utilizar templates e layouts clássicos, mas que entregam uma usabilidade facilitada.

O melhor é passar a mensagem de forma clara e objetiva, por isso o seu site deve priorizar a funcionalidade e não o layout, para proporcionar a melhor experiência possível.

Ter um website diferenciado não condiz somente ao visual, já que está totalmente relacionado a sua função e usabilidade. Muitas vezes, os websites mais simples são os que oferecem a melhor experiência para o usuário.

  1. Design responsivo

Foi-se o tempo que os websites eram utilizados somente no computador. Hoje, com os dispositivos móveis, os websites devem possuir design responsivo, ou seja, que se adapte a todos os dispositivos.

Não tem nada mais frustrante que acessar um website em seu smartphone e o layout estar todo “quebrado” ou não funcionar certos recursos pela mudança de dispositivo. Por isso, um website tem de ser responsivo para qualquer tamanho de tela.

Sites que não são responsivos, que possuem textos ou elementos muito pequenos, dificultando a leitura ou recursos que dificultam a navegação podem causar uma experiência prejudicada ao usuário.

A importância do UX design nos websites é algo que muitas empresas ignoram ou negligenciam por não acreditar que é importante. Mas, se o usuário tiver uma experiência positiva, ele irá compartilhar com seu círculo social, indicando a marca.

Se for uma experiência negativa, não importa quão bom é o produto ou serviço, muitas pessoas não voltarão a fazer negócio com esta empresa por conta da experiência ruim que tiveram.

Então, agora você já sabe qual é a importância do UX design para os websites, principalmente os empresariais. Faça uma revisão em seu website e veja se ele está de acordo com as dicas apresentadas.

Veja também:

Proddigital Market

Proddigital Market

Somos uma equipe focada em trazer os melhores e mais atualizados conteúdos de marketing digital para serem desenvolvidas na prática e ajudar a escalar o seu negócio.

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
()
x
Proddigital Market

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.