A importância dos blogs para o Marketing Digital

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A importância dos blogs para o Marketing Digital
IMAGEM: Jakub Krechowicz/Depositphotos

Saber como criar um blog não é difícil e atualmente as plataformas intuitivas que estão à disposição dos usuários possibilita a criação e o fácil gerenciamento deles.  

Além disso, desde que os blogs adquiriram popularidade, eles se tornaram versáteis meios de comunicação. A prova disso é que conquistaram credibilidade no jornalismo, na publicidade e em vários outros assuntos.

Hoje em dia arquitetos, médicos, advogados, políticos e artistas dos mais variados segmentos culturais podem contar com as vantagens de um blog. Dessa forma, tais profissionais conseguem disseminar suas informações e opiniões.

Nesse contexto, em que o Marketing Digital aparece com força, sendo ferramenta essencial tanto para pequenos quanto para grandes empresários, os blogs ganham ainda mais relevância.

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As características dos blogs e o Marketing Digital

O Marketing Digital, como o próprio termo indica, é o Marketing que faz uso de ferramentas e meios digitais e está cada vez mais presente no cotidiano dos negócios.

Por dar bastante destaque ao conteúdo como forma de fazer o público conhecer e se interessar por determinado produto ou serviço, os blogs se tornam protagonistas em ações de Marketing Digital.

A razão para isso é o fato de que os formatos de postagens que um blog oferece possibilita apresentar conteúdos variados, ricos em informação e detalhes, captando a atenção e o interesse do seu público-alvo.

É por isso que para uma melhor compreensão dos blogs atuando no Marketing Digital é pertinente conhecer algumas características básicas deles. Vamos ver quais são?

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Acessibilidade

Os blogs podem ser criados por qualquer pessoa e em pouco tempo. Não há a necessidade de ser um profundo conhecedor de linguagens e códigos de programação. Qualquer empreendedor tem à disposição ferramenta aptas para a criação e edição de um blog.

Alguns exemplos de tais ferramentas são o WordPress e o Joomla! Ambas trazem uma variedade de templates, gratuitos ou pagos, que combinam com as mais variadas temáticas.

Essas plataformas também apresentam recursos conhecidos como plugins. Alguns deles são capazes de melhorar o desempenho do seu blog, outros trazem mais funcionalidades com o intuito de tornar as postagens mais dinâmicas e interessantes.

Convergência de mídias

E falando em postagens, os blogs atualmente possibilitam diferentes formatos, conferindo mais opções para o empreendedor na hora de escolher qual será a melhor maneira de apresentar conteúdo.

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Um exemplo disso é a possibilidade de postar vídeos. Imagine, por exemplo, se o empreendimento é uma loja de artigos e peças para automóveis. Nesse caso, é possível postar vídeos trazendo dicas sobre cuidados e manutenção de peças.

Postagens de textos, por outro lado, podem trazer artigos a respeito de dicas de trânsito, bem como divulgar campanhas promocionais ou alguns eventos importantes organizados pela empresa.

Até mesmo arquivos de áudio, como os podcasts, podem ser inseridos em postagens, abordando temas relevantes para agregar informação ao público e consolidar o negócio como referência no tema.

Interação

A interação é uma das principais características de um blog. Sendo assim, quando o assunto são os blogs, a interação com o público-alvo pode ocorrer por meio dos comentários nas postagens.

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Nesse espaço, o público está apto a sanar dúvidas, tecer críticas, enviar sugestões e, com isso, se sentir acolhido pela empresa.

É interessante salientar também que o empreendedor pode ter acesso, no próprio blog, a índices que mostram quais postagens foram mais acessadas.

Além disso, até mesmo os horários, os dias e a origem dos acessos podem ser mensurados. Essa característica dos blogs auxilia o empreendedor a ter uma noção mais precisa a respeito de quais são os conteúdos impactam melhor os seus clientes.

Mobilidade

Diante do uso cada vez maior de dispositivos móveis, cada vez mais as pessoas podem chegar ao seu blog, não importa o lugar e o horário. Além disso, para facilitar esse acesso por meio de dispositivos móveis, as plataformas para a criação dos blogs possuem design responsivo.

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Dicas para um blog se tornar mais eficiente

A importância dos blogs para o Marketing Digital é evidente, porém é válido adotar alguns procedimentos que irão torná-los ferramentas ainda mais ágeis e úteis.

Usar as técnicas de SEO

Essas técnicas consistem na utilização adequada de palavras-chaves e outras ações. Graças a ela o seu blog tem condições de ser bem posicionado nas páginas de resultado do Google, Bing e outros buscadores.

União com as redes sociais

Em se tratando de criação de conteúdo não dá para descartar o alcance das redes sociais. Nesse caso, divulgar, de maneira planejada, as suas postagens no Twitter e no Facebook é uma alternativa válida e eficiente.

Hospedagem de sites

Contar com os serviços de uma boa empresa de web hosting é importante para o seu blog suportar um bom volume de tráfego e se tornar mais seguro. A Hostinger, empresa de hospedagem de site, oferece planos baratos e eficientes.

Conclusão

O Marketing Digital é um símbolo da atual era da internet, em que as ações no meio digital ganham mais destaque.

Portanto, para o seu negócio atrair o público adequado, crie um blog e invista nele produzindo sempre conteúdo de qualidade e uma boa experiência de navegação.

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