5 etapas para o sucesso do vídeo marketing: um guia para iniciantes

À medida que a penetração digital dá saltos gigantescos em todo o mundo, o vídeo surge como a forma preferida de conteúdo digital. Hoje em dia, o vídeo domina a maioria das formas de conteúdo de mídia social. Estudos em plataformas como Instagram e Facebook revelam que o conteúdo de vídeo marketing tem melhor engajamento do que textos ou conteúdo baseado em imagens.

Isso porque o usuário da Internet não tem mais paciência para ler longas linhas de texto para compreender uma ideia ou conceito. Com vídeos, eles podem compreender um conceito em minutos que, de outra forma, levaria minutos para ler. As marcas perceberam rapidamente essa tendência e se adaptaram a ela. Hoje, pequenas e grandes empresas têm o vídeo como parte de suas iniciativas de marketing digital.

Se sua marca ainda não tem uma estratégia de vídeo marketing, você não pode perder tempo. Cada minuto que você gasta contemplando a eficácia do vídeo pode ser usado para atrair novos clientes. Considerando que os humanos são seres visuais, seu público-alvo tem grandes chances de ser atraído por seus vídeos. Aqui está um guia para iniciantes para entrar no movimento do vídeo marketing e criar uma identidade digital para sua marca.

Confira 5 etapas para ter sucesso com o vídeo marketing

Preparamos abaixo cinco etapas essenciais para você montar e publicar os vídeos que vão atrair mais clientes para o seu negócio.

1. Defina uma meta com base em suas necessidades

O escopo do vídeo é diversificado e pode, sozinho, guiar sua história de sucesso no marketing. No entanto, você precisa ter uma ideia clara do que deseja alcançar com um vídeo antes de planejar o conteúdo. Você não pode esperar que um único vídeo o ajude na construção de backlinks, bem como a reter os clientes existentes.

Comece avaliando seus esforços de marketing atuais para entender onde você está. Dessa forma, você conhecerá as áreas que precisam de atenção especial de sua parte e planejará seus vídeos de acordo. Tendo uma meta de marketing detalhada, você pode planejar melhor a história do seu vídeo. Você também pode ter índices mensuráveis ​​para rastrear o desempenho de seus vídeos e medir o ROI da campanha.

2. Conheça seus recursos

O mundo da produção de vídeo é diversificado e existem ferramentas para atender a todas as necessidades. Avalie seus recursos disponíveis para receber uma chamada e saber se deseja preparar um vídeo interno ou se deseja terceirizar a tarefa para uma equipe. Entenda que você pode criar vídeos marketing com seus smartphones e ferramentas gratuitas de edição de vídeo se estiver operando com um orçamento apertado.

Várias ferramentas gratuitas permitem criar vídeos com alguns toques, mesmo quando você não tem experiência anterior de edição. Saber a disponibilidade de suas ferramentas e equipamentos ajudará você a definir o escopo de seu vídeo. Se você for uma pequena empresa, recomendamos que comece sua jornada de vídeo com os recursos disponíveis e adquira equipamento especializado em movimento. Dessa forma, conforme sua empresa se expande, você pode dimensionar a qualidade de seus vídeos marketing.

3. Visualize o conceito

No próximo estágio de sua jornada de criação de vídeo está a visualização de cenas. Identifique o tipo de conteúdo promocional e decida o formato do vídeo. Em seguida, crie um storyboard onde você detalha as cenas de seu vídeo.

Inclua pequenos detalhes como a colocação do produto, esquema de cores dos adereços, arranjos de iluminação, etc. A visualização o ajudará a se manter no caminho certo durante a criação do vídeo e evitar a perda de elementos estéticos da filmagem.

4. Filmagem e edição

Depois de ter o vídeo básico delineado, você está pronto para começar a filmar. Aqui estão algumas dicas que o ajudarão nesta fase.

  • Ao filmar uma sessão de produto, certifique-se de ter os acessórios necessários antes de iniciar a filmagem. Isso evitará o incômodo desnecessário de pausar a filmagem para organizar o cenário.
  • Certifique-se de que seus dispositivos de gravação estejam totalmente carregados e que você tenha a iluminação necessária, armazenamento e outros dispositivos periféricos à mão.
  • Se você espera muito tráfego de pedestres na área onde pretende filmar, use uma placa de desvio para evitar perturbações. Se possível, identifique os horários que serão menos ocupados para suas filmagens.
  • Filme seu vídeo em condições de iluminação natural ou artificial. Entenda que as duas fontes de luz têm temperaturas diferentes, e a mistura das duas comprometerá a qualidade do vídeo.
  • Se o seu vídeo promocional tiver assuntos humanos, certifique-se de que eles estão cientes de sua função e posicionamento antes de rolar a câmera. Dessa forma, você evitará confusão na tela e poupará o incômodo de refilmar.

Com esse planejamento, você criará videoclipes de alta qualidade. Portanto, decida sobre um editor de vídeo que você usará para corrigir a cor, cortar e reduzir seus clipes. Dependendo da natureza do seu vídeo, você pode adicionar efeitos especiais, filtros, transições e muito mais.

A escolha da ferramenta de edição de vídeo dependerá de sua proficiência em edição, orçamento de marketing e uma série de outros fatores. Ao escolher uma ferramenta de edição de vídeo, preste a devida atenção às especificações de hardware da ferramenta. Algumas das ferramentas de edição requerem processadores de última geração, RAM e armazenamento, e o uso de um dispositivo não compatível pode causar mau funcionamento.

5. Postando seu vídeo

Assim que seu vídeo for editado, você precisa renderizá-lo e baixá-lo para o seu dispositivo. Em seguida, compartilhe o vídeo com seu público-alvo para obter o melhor ROI em seus esforços de criação de vídeo. Aqui estão algumas dicas de como você pode compartilhar vídeos promocionais:

• Você pode postar o vídeo no site da sua marca. Dessa forma, você terá controle total sobre o conteúdo e pode ter um melhor tráfego orgânico para as páginas da web. Recomendamos que você faça promoção cruzada de seu conteúdo para maximizar seu alcance.

• O vídeo pode ser incorporado como parte de suas iniciativas de marketing por e-mail. Você pode adicionar links para seus vídeos do YouTube no corpo de seus e-mails de transmissão.

Como você está pronto para mostrar seus vídeos ao mundo, deve tentar olhar para o quadro geral. Cada marca deve imaginar o vídeo marketing como parte de sua estratégia geral de marketing. Dessa forma, os vídeos agregam valor à sua marca e impulsionam suas vendas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Proddigital Market